Durante a VI Semana Acadêmico-Cultural da UFS, os Observatórios Sociais da UFS provomeram dois eventos que simbolizaram a oficialização do início de suas atividades.
No primeiro dia (04/11), o Prof. Dr. Ricardo Henriques, da Universidade Federal Fluminense (UFF), proferiu conferência sobre Os Desafios da Sociedade do Conhecimento: O Papel da Educação Pública e do Ensino Superior. A fala foi antecedida pela apresentação do grupo de clarinetes da Orquestra Sinfônica da UFS.
No dia 07/11, também no auditório da didática VII, foi realizada a cerimônia de oficialização de algumas parceirias dos Observatórios Sociais com o Governo do Estado de Sergipe. Na ocasião, a Profa. Dra. Karyna Sposato falou sobre as metas e as formas de atuação dos Observatórios. Posteriormente, o Assessor Especial de Planejamento do Governo do Estado de Sergipe, Guilherme Rebouças, expôs o "Plano Sergipe 2050". Após a apresentação do Assessor, o superintendente de Estudos e Pesquisas, vinculado a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Ciro Brasil, apresentou os Observatórios de Sergipe, os quais ele coordena. Ao fim desta apresentação, o coordenador do "Censo 2020" Sergipe, Prof. Dr. Nelson Wellausen Dias, relatou como ocorrerá a coleta de dados para o censo. Em seguida, a vice-governadora, Eliane Aquino, junto com reitor da UFS, Angelo Antoniolli, assinaram o termo de compromisso entre o Governo do Estado e a Universidade para a efetivação do plano "Sergipe 2050". Por fim, algumas palavras do reitor encerraram o evento.





